sexta-feira, 15 de julho de 2011

Carrões estrangeiros com preços de carrinhos brasileiros

Os carros e motos no Brasil são muito caros; às vezes chegam a beirar o ridículo, como um “popular” completo custar mais de R$ 35 mil. Muitos fatores são apontados como a causa desta distorção de mercado. Uma delas é o Custo Brasil, que incide sobre a falta de estrutura do país, a altíssima carga tributária, os fretes dispendiosos, a energia elétrica caríssima, e por aí vai. Na outra ponta, o lucro exagerado das fabricantes de automóveis instaladas no Brasil, que praticam margens que não são vistas em nenhum outro lugar do mundo, tudo com o objetivo de alimentar as sedentas matrizes pós-crise econômica.

No momento em que a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea) acaba de soltar um relatório sobre a falta de competitividade do carro brasileiro, e cada parte da balança pende sua culpa para o outro lado, decidimos mostrar alguns carros desejados que, independentemente do motivo real, podem ser comprados em outros países do mundo por um preço muito mais baixo que aqui, para infelicidade nossa. Bons sonhos.

Chevrolet Camaro

Pegamos a estupenda versão SS, vendida aqui, para fazer a comparação (nos EUA há configurações desde US$ 22.805). O carro vem com um motor 6.2 V8 brabo, de 427 cv e parte de USS 31.070 (R$ 49.700). No Brasil, o mesmo investimento resultaria num Astra 2.0 de 140 cv completinho. Já para para ter o mesmo Camaro, o comprador brasileiro tem que desembolsar R$ 189 mil, quase quatro vezes o valor.

Ford Mustang

A nova geração do primeiro “muscle car” custa nos Estados Unidos US$ 22.310 (cerca de R$ 35.700). Por este preço traz motor V6 de 307 cv de potência máxima. Aqui, para gastar o mesmo, só daria para levar para casa um Fiesta 1.6 sem ar- condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.

Honda Civic

Aqui buscamos a comparação com a Europa, que paga mais impostos sobre os automóveis (cerca de 14%, contra 7% dos EUA). Lá, um Civic em única versão, super completa, com airbags, ABS, bancos em couro, toca CD com MP3, essas coisas, custa 27 mil euros (R$ 60 mil). No Brasil, a mesma configuração é vendida pela Honda por R$ 86.750.

Volkswagen Passat

Seguimos subindo de patamar e a coisa não muda. No caso do Passat, é até um pouco melhor, pois o carro é importado e a diferença não é tão imensa, embora seja ainda muito distorcida. O Passat topo de linha com motor 2.0 Turbo de 200 cv chega no Brasil por R$ 116 mil. Na Europa, sai por 37.200 euros (R$ 82.900), diferença de R$ 33.100.

Porsche Cayenne

Primeiro utilitário esportivo da história da Porsche, o Cayenne ajudou a tornar a marca alemã a mais lucrativa no mundo. Mas pela diferença do preço do carro aqui e lá, o Brasil deve estar ajudando um bocado também. Nos Estados Unidos, onde o carro faz muito sucesso, ele é vendido por US$ 48.200 (R$ 77.120 ) com motor 3.6 de 300 cv. Aqui, sai das concessionárias por R$ 269 mil.

Ferrari 458 Italia

Objeto de desejo máximo entre os carros, uma das Ferrari mais belas já feitas até hoje... Muitos são os adjetivos desse esportivo vermelho, caro é um deles. A 458 Italia é a primeira da marca equipada com motor traseiro de injeção direta: um monumental 4.5 V8 que gera 570 cv. Custa US$ 220 mil (R$ 352 mil) nos EUA, aqui um “pouco” mais, R$ 1,5 milhão.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
[ Inicio da Página ]